Barbearias à moda antiga reconquistam espaço com modernização.
'Um clube do bolinha mesmo', diz dono de um salão masculino.
Aquela tradicional barbearia do bairro, cada vez mais rara desde o crescimento de grandes salões de beleza unissex, tem sido substituída por versões modernizadas e com atrativos especiais para os homens no Rio. As lojas variam entre os estilos retrô e contemporâneo e oferecem mimos com "H" maiúsculo, como chope, cachaça, revistas masculinas – "Playboy" e "Sexy" – e até videogames.
Os cortes de cabelo simples variam de R$ 20 a R$ 50 e o serviço de barba entre R$ 15 e R$ 30. Os serviços mais sofisticados podem chegar até a R$ 100.
Todos esses agrados são para que os clientes voltem a se sentir à vontade, explica Filipe Carvalho, dono da barbearia Rio Antigo, em Bonsucesso, na Zona Norte. A loja é decorada com quadros antigos e tem um bar e mesas de época. De cortesia, o cliente que for cortar cabelo ou fazer barba ganha um chope.
Clube do bolinha
“O público masculino estava meio perdido com esse lancede barbearia. Chegava em salões unissex e tinha muita mulher, muita fila e cheiro de produto e de química. A gente quis criar aqui um espaço diferenciado para o homem. O cara chega aqui, se sente à vontade, troca uma ideia, toma um chope ou toma um café. Um clube do bolinha mesmo, como as antigas barbearias faziam”, explica ele.
“O público masculino estava meio perdido com esse lancede barbearia. Chegava em salões unissex e tinha muita mulher, muita fila e cheiro de produto e de química. A gente quis criar aqui um espaço diferenciado para o homem. O cara chega aqui, se sente à vontade, troca uma ideia, toma um chope ou toma um café. Um clube do bolinha mesmo, como as antigas barbearias faziam”, explica ele.
O serviço de barba na Rio Antigo é feito com toalha quente, essência de eucalipto e navalhas tradicionais, como as velhas barbearias. Segundo clientes, o local virou ponto de encontro de amigos, que, após fazerem a barba, continuam no local para conversar e beber mais um chope.
“Aqui é mais voltado para o público masculino e me sinto ambientado, mais à vontade. Já trouxe meu filho aqui, já encontrei amigo meu. Aqui se torna um ponto de encontro quando a pessoa tem tempo de fazer isso. Estou de férias e posso sentar aqui trocar uma ideia e tomar um chope com meu amigo”, disse o analista de sistemas Marcelo Dantas, de 36 anos.
“Aqui é mais voltado para o público masculino e me sinto ambientado, mais à vontade. Já trouxe meu filho aqui, já encontrei amigo meu. Aqui se torna um ponto de encontro quando a pessoa tem tempo de fazer isso. Estou de férias e posso sentar aqui trocar uma ideia e tomar um chope com meu amigo”, disse o analista de sistemas Marcelo Dantas, de 36 anos.
Cervejas artesanais e revistas
No mesmo conceito, a Barber Chopp, na Barra da Tijuca, Zona Oeste, também tem decoração retrô. O salão conta com bar e expõe uma motocicleta antiga no centro da loja. O primeiro chope também sai de graça. Como o atendimento é feito por ordem de chegada, o local oferece revistas masculinas e jogos como damas e dominó para distração.
No mesmo conceito, a Barber Chopp, na Barra da Tijuca, Zona Oeste, também tem decoração retrô. O salão conta com bar e expõe uma motocicleta antiga no centro da loja. O primeiro chope também sai de graça. Como o atendimento é feito por ordem de chegada, o local oferece revistas masculinas e jogos como damas e dominó para distração.
O salão serve ainda cachaça e oito tipos de cervejas artesanais.
“Barbeiro há um tempo explodiu e aí sumiu por causa de vigilância sanitária, que proibiu as navalhas, que não eram descartáveis na época. Começaram a fazer as navalhas descartáveis e com isso começou a voltar o conceito de barbearia. Hoje os homens sentem falta disso. Aqui a pessoa vem e sente mais o espaço dele. E a gente quer trazer essa linha mais retrô para trazer mesmo lembranças”, disse Gustavo Monteiro, dono da Barber Chopp.
Conceito moderno
A rede Red Salon, no Centro, também atende exclusivamente o público masculino, mas com conceito contemporâneo. Os clientes têm opção de cortes de cabelo e barba simples, até outros mais sofisticados como, por exemplo, com técnicas de argiloterapia. Bebidas como cervejas, espumantes, energéticos e refrigerantes são cortesia.
A rede Red Salon, no Centro, também atende exclusivamente o público masculino, mas com conceito contemporâneo. Os clientes têm opção de cortes de cabelo e barba simples, até outros mais sofisticados como, por exemplo, com técnicas de argiloterapia. Bebidas como cervejas, espumantes, energéticos e refrigerantes são cortesia.
“É como se estivéssemos recebendo na nossa casa. A gente oferece um menu de serviço completo, que vai de encontro ao que o homem precisa. O homem está cada vez mais vaidoso e centrado na aparência”, disse Rober Borsatto, dono da rede.
Uma das estratégias da rede Red Salon para distrair os clientes na fila de espera é o videogame. As unidades Copacabana, Ipanema e Largo do Machado, na Zona Sul; Barra da Tijuca, na Zona Oeste; e Tijuca, na Zona Norte, têm um X-Box para os clientes jogarem. A loja conta ainda com um arsenal de revistas masculinas.
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